Lucas 15:22-23

A expressão “bezerro cevado” significa que  era um bezerro cheio, gordo, e bem nutrido, com alimentos e cuidados especiais. Nenhum animal era “cevado” sem um objetivo. Culturalmente, o animal (ou a ave) era cevado por, não menos de um ano, e deveria ser imolado em uma ocasião especial, como o nascimento de um filho, o casamento, ou no retorno de um membro da família que esteve distante por muito tempo. 
Na parábola do filho pródigo, o pai, que tipifica Deus, mesmo sabendo que o seu filho por escolha própria abandonara a comunhão do lar, não perdeu a esperança de que um dia ele voltaria, e por isso enquanto o filho sofria “numa terra distante”, o pai começou a cevar um bezerro. Enquanto você estava sofrendo no mundo, Deus estava preparando a festa da sua chegada!
1.     Na sua opinião, qual era o desejo do pai em preparar aquele bezerro? Sugestão de respostas.
·        Desejo pela volta. O bezerro cevado fala do desejo do pai pela volta do filho
·        Disposição em perdoar. O bezerro cevado fala da disposição do pai em perdoar o seu filho
·        Restauração da comunhão. O bezerro cevado fala da restauração da comunhão entre o pai e o filho
2.     Leia Ezequiel 18:23 e responda: qual é o desejo de Deus acerca daquelas pessoas que são consideradas malvadas, ruins? Sugestão de respostas.
·        Deus não tem desejo nem na morte do ímpio!
·        O profeta Ezequiel declara que “Deus deseja que todos os homens se convertam (voltem) e vivam”.
·        A vontade de Deus é que nenhum se perca, mas que todos sejam salvos! 1Tm 2:4
3.     O bezerro cevado fala da disposição do pai em perdoar o seu filho. Ele queria tanto que o filho voltasse que nem lhe passava pela mente os seus atos de desobediência. Deus não é um deus vingativo! É justo, mas não vingativo. Leia Jeremias 28:11 e responda: de acordo com esse texto, como são os planos que Deus tem para o homem? Sugestão de respostas.
·        Deus só tem coisa boa pra nós!
·        Deus tem somente bons planos!
·        Deus nos dá esperança e um futuro!
4.     Nessa historia o bezerro cevado pode ser representado por Jesus, como um tipo de Cristo. Você consegue enxergar alguma semelhança entre o bezerro cevado e Jesus? Quais? Sugestão de respostas.
·        Assim como o pai do filho prodigo preparou um bezerro para a volta do seu filho perdido, Deus preparou seu Filho Jesus para nós.
·        Morreu para que o Pai pudesse celebrar a volta do filho. Assim como o bezerro teve que morrer para eles festejarem, Jesus morreu para que pudéssemos alegrar o coração do Pai.
·        Foi o alimento principal daquela festa. Vemos ai uma simbologia da Santa Ceia, onde juntos, vamos cear com o Senhor.
5.     Leia Lucas 15:17-21. O retorno do filho a casa do pai foi motivo de grande festa. Aquele filho que estava morto agora estava vivo! O que foi que o filho fez? Sugestão de respostas.
·        Ele caiu em si
·        Ele decidiu voltar para a casa do seu pai! 
.     Se humilhou, reconheceu seu erro.